terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pasqualini participa de projeto de combate à obesidade

Entre as escolas municipais da Restinga, o Pasqualini apresentou o maior índice de alunos com problema de sobrepeso.
A escola participa de um projeto coordenado pelo doutor Roberto Costa que desenvolve trabalho de pesquisa como parte de seu curso de pós-doutorado junto à Escola Superior de Educação
Física da UFRGS. Esta pesquisa visa fazer um levantamento dos riscos associados à obesidade em escolares da rede municipal de ensino de Porto Alegre.
Segundo ele, a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública da atualidade e apresenta elevada relação com o estilo de vida. Má alimentação e sedentarismo são as principais causas para esta doença.
Um dos principais fatores de risco da obesidade é a sua associação com várias doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, dislipidemias, doença arterial coronariana, esteatose hepática, entre outras.
O surgimento da obesidade tem sido cada vez mais precoce, trazendo para a infância e adolescência doenças que antes só eram observadas em adultos.
Os alunos selecionados de acordo com os critérios do projeto serão acompanhados e realizarão medidas antropométricas (peso, altura, circunferência da cintura) e coleta de sangue para exames bioquímicos (glicemia, insulina, colesterol total, HDL-colseterol, LDL-colesterol, triglicérides etc).
Os alunos participantes do projeto serão beneficiados com as orientações alimentares e seus pais receberão um laudo com os resultados dos seus filhos e, quando necessário, as orientações adequadas para buscarem o tratamento na rede de saúde.
O doutor Roberto Costa participará do III Seminário Pedagógico do Pasqualini, proferindo palestra para pais e professores sobre o tema no dia 25 de agosto às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário