sábado, 8 de outubro de 2011

Projeto de Educação Ambiental - Alunos Artistas: Sacolas Retornáveis


Professoras: Denise Severo Spadoni de Vargas e Simonie Bueno

           O Meio Ambiente tem sido foco de preocupação em diversas partes do mundo. Os meios de comunicação constantemente vem anunciando os desastres ecológicos e descuidos causados com o nosso Planeta. O uso inadequado do solo, a poluição dos recursos hídricos, a poluição do ar, o destino do lixo são assuntos debatidos por Instituições, cidadãos, políticos, ecologistas, educadores e outros a fim de buscar uma nova postura e solução.
                Sabemos que o homem é o maior predador do planeta e que através de uma educação voltada para as questões ambientais o ser humano poderá mudar suas atitudes, demonstrando uma consciência de preservação do seu meio, a fim de resguardá-lo para as gerações futuras.  O ser humano precisa conscientizar para poder se sensibilizar, de forma que possa transformar a sua realidade.
                 As sacolas plásticas são um exemplo claro do descontrole ambiental. São livremente usadas no comércio, principalmente nos supermercados. Discutindo com os alunos como poderíamos dar a nossa contribuição ambiental, para amenizar a utilização das sacolas plásticas, resolvemos, então criar as sacolas retornáveis, com pinturas alusivas ao assunto abordado, a fim de que os alunos/artistas pudessem sentir orgulho das suas ações e produções.

              Desta forma, a arte se constitui de um canal motivador, um instrumento educativo eficaz, por envolver vários aspectos relacionados ao lúdico, ás emoções, aos valores, à sensibilidade e as habilidades do indivíduo. É o meio pelo qual o indivíduo pode expressar seus sentimentos, desenvolver novas percepções, a criatividade, tornando-o mais crítico, elevando sua auto-estima, auxiliando assim na construção dos seus saberes.



Período: Agosto a Novembro de 2011


Objetivos Gerais:
                              Desenvolver uma consciência histórica, ética, científica do atual estágio de degradação do ambiente no planeta;
                              Provocar tomadas de consciência e mudanças de atitudes individuais e coletivas visando à criação de hábitos que não agridam o ambiente.
                             Sensibilizar os estudantes para as questões locais e acontecimentos mundiais, buscando um maior comprometimento com o destino do seu bairro, cidade e consequentemente do planeta;
                              Compreender o fenômeno do aquecimento global como decorrente da ação humana e conseqüências de atitudes tomadas no passado próximo e presente;
                               Favorecer o exercício do diálogo para a formação de indivíduos conscientes e participativos, capazes de contribuir para um mundo melhor;
                              Proporcionar o desenvolvimento do potencial criativo, do educando, suas habilidades, sensibilidades, auto-estima, tornando-o mais crítico, sensível e consciente das suas ações.
                              Oportunizar ao aluno o desenvolvimento do senso estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário