Professoras: Denise Severo Spadoni de Vargas e Simonie Bueno
O Meio Ambiente tem sido foco de preocupação em
diversas partes do mundo. Os meios de comunicação constantemente vem anunciando
os desastres ecológicos e descuidos causados com o nosso Planeta. O uso
inadequado do solo, a poluição dos recursos hídricos, a poluição do ar, o
destino do lixo são assuntos debatidos por Instituições, cidadãos, políticos, ecologistas,
educadores e outros a fim de buscar uma nova postura e solução.
Sabemos que o homem é o maior predador do planeta e que através de uma
educação voltada para as questões ambientais o ser humano poderá mudar suas
atitudes, demonstrando uma consciência de preservação do seu meio, a fim de
resguardá-lo para as gerações futuras. O
ser humano precisa conscientizar para poder se sensibilizar, de forma que possa
transformar a sua realidade.
As sacolas plásticas são um exemplo claro do descontrole ambiental. São
livremente usadas no comércio, principalmente nos supermercados. Discutindo com
os alunos como poderíamos dar a nossa contribuição ambiental, para amenizar a
utilização das sacolas plásticas, resolvemos, então criar as sacolas
retornáveis, com pinturas alusivas ao assunto abordado, a fim de que os
alunos/artistas pudessem sentir orgulho das suas ações e produções.
Desta forma, a arte se constitui de um canal motivador, um instrumento
educativo eficaz, por envolver vários aspectos relacionados ao lúdico, ás
emoções, aos valores, à sensibilidade e as habilidades do indivíduo. É o meio
pelo qual o indivíduo pode expressar seus sentimentos, desenvolver novas
percepções, a criatividade, tornando-o mais crítico, elevando sua auto-estima,
auxiliando assim na construção dos seus saberes.
Período: Agosto a Novembro de 2011
Objetivos Gerais:
Desenvolver uma consciência histórica, ética,
científica do atual estágio de degradação do ambiente no planeta;
Provocar tomadas
de consciência e mudanças de atitudes individuais e coletivas visando à criação
de hábitos que não agridam o ambiente.
Sensibilizar os
estudantes para as questões locais e acontecimentos mundiais, buscando um maior
comprometimento com o destino do seu bairro, cidade e consequentemente do
planeta;
Compreender o
fenômeno do aquecimento global como decorrente da ação humana e conseqüências
de atitudes tomadas no passado próximo e presente;
Favorecer o
exercício do diálogo para a formação de indivíduos conscientes e participativos,
capazes de contribuir para um mundo melhor;
Proporcionar o
desenvolvimento do potencial criativo, do educando, suas habilidades, sensibilidades,
auto-estima, tornando-o mais crítico, sensível e consciente das suas ações.
Oportunizar ao
aluno o desenvolvimento do senso estético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário