segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Adote um Escritor estimula a leitura

O “Projeto Adote um Escritor” é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Rio-Grandense do Livro desde 2002 com objetivo de fomentar e ampliar práticas de leitura na rede municipal de ensino, através do contato do educando com diversos gêneros literários e do encontro destes com o autor adotado.
A aproximação das comunidades escolares com os escritores e suas obras acontece através da aquisição dos livros, da leitura dos mesmos, contação de histórias e atividades variadas envolvendo várias áreas do conhecimento que sejam pertinentes à obra do autor. O projeto também oferece passeios à feira do livro e culmina com a visita do autor adotado na escola, momento extremamente rico, que permite a troca de experiências sobre os livros lidos, a vida do escritor, histórias de vida...
Nossa escola teve oportunidade de adotar grandes escritores como Moacyr Scliar, Júlio Emílio Braz, Celso Cisto, Marô Barbieri, Jorge Miguel Marinho, Carlos Urbim, Edgar Allan Poe (neste caso escritor do século XIV, representado pelo ator Jairo Klain), entre outros. Este ano, adotamos para a EJA o escritor Thiago de Melo Andrade e para os anos iniciais do ensino fundamental a escritora Helô Bauchette.


Tiago de Melo Andrade
Jovem escritor mineiro de livros infantis e infanto-juvenis.
Publicou seu primeiro livro aos 22 anos.
Já foi agraciado com importante prêmio de autor revelação.
Algumas obras publicadas:
“Tire o pé do meu direito”
“Rode Curupira”
“O ovo do elefante”
“SOS a vida pede socorro”
“3x Amazônia”




Helô Bauchette
Gaúcha de Caxias do Sul, onde participa do grupo de contadores de histórias da biblioteca municipal, escreve livros infantis e infanto-juvenis. Seu primeiro livro publicado foi “O amor em três tempos” de poesias para adolescentes.
Outras obras da autora:
“O segredo da Escaramuça”
“O enigma das caixas”
“Kimbalo”
“Au ou Miau, sentimento tudo igual”
“T de Ti, T de Tá




Nenhum comentário:

Postar um comentário