sexta-feira, 15 de julho de 2011

"POESIA, VIDA E CRIA...AÇÃO" foi o tema do VI Sarau Poético Musical, que envolveu toda comunidade escolar

 

Orquestra  Villa Lobos na abertura do Sarau
Após uma semana de instabilidade, frio e chuva, o clima estava agradabilíssimo na noite de sexta-feira, 15 de julho, o que contribuiu para o sucesso do VI Sarau Poético Musical do Pasqualini.
Depois de mais de um mês vivendo poesia nas salas de aula, na Biblioteca, nas reuniões de professores, da equipe diretiva e da comissão organizadora, depois de muitos ensaios na escola e em casa, depois do envolvimento de funcionários e professores na arrumação do local, do som, da iluminação, depois do último ensaio para dar confiança, momentos antes, na sala de aula e do incentivo final do(a) professor(a),chegou o momento da apresentação dos trabalhos para a comunidade. Muitos ficam nervosos e apreensivos. E, neste momento, de nada adianta a experiência e a vivência. Alunos e professores passam pela mesma situação.
Professora, tua mão tá tremendo, disse a aluna Brenda, da turma C20, momentos antes de apresentar seu número. Mas na hora tudo dá certo. Em escola é assim. Tudo dá sempre certo. Os alunos do Pasqualini, assim como os alunos das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Dolores, deram show. Os professores deram show, os funcionários deram show. Tudo saiu certinho, conforme o combinado.
Na platéia, além das famílias, dos professores, dos alunos e funcionários, a professora Cleci Jurach, secretária municipal de educação, a diretora pedagógica da SMED, professora Eliane Meleti, a coordenadora do ensino fundamental, professora Valéria Leôncio, e mais duas assessoras do município.
O professor Ronildo Pastoriza, mestre de cerimônias, anunciou o início do VI Sarau Poético Musical e, após breves palavras da diretora Sueli, a Orquestra Sinfônica da Escola Heitor Villa Lobos apresentou vários números de música da mais bela sonoridade e bom gosto, entre eles composições de Pixinguinha, Ari Barroso e Jackson Five.
A prata da casa foi apresentada pelos alunos da turma A23, da professora Fernanda, que transformaram em poesia as suas descobertas sobre o Sistema Solar, depois de uma visita ao Planetário. Vieram os alunos da Escola Dolores Alcaraz Caldas, nossos vizinhos e parceiros de longa data nos saraus e em outras atividades, que se fizeram representar pelo trabalho dos alunos do Clube de Leitura, liderados pela professora Liliam.
Chegou a vez dos alunos de C20 apresentarem seu números de Danças Circulares Sagradas, trabalho vivenciado nas aulas de Educação Física com a professora Magali, que aborda, através da dança, a cultura de vários povos. E mais prata da casa, com a apresentação da poesia dos alunos das turmas A31 e A32, com as professoras Nany e Andréia, e o belo trabalho de dança e poesia das alunas da professora Perla, da turma A34. Os alunos da Professora Édina apresentaram poesia sobre quem inventou várias coisas, que foi trabalhada em aula. Um grupo de alunos da turma B14, juntamente com a professora Lúcia Almeida, interpretou a poesia “Brincando de não me olhe”, de Elias José.
Para encerrar as apresentações, a professora Simonie recitou Shakespeare, o professor Ronildo contou a história da águia, que, para poder continuar vivendo, precisa se renovar, e o professor Walter, com aluna Caroline Felix Vieira, turma C32, fizeram um dueto na apresentação da poesia “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade.
Após os agradecimentos da diretora Sueli aos presentes e aos que se dedicaram para o sucesso do sarau, principalmente às professoras Marisa Netto e Anna Beatriz, que lideraram a organização do evento, os participantes foram convidados a confraternizar em um coquetel.


   





Nenhum comentário:

Postar um comentário